https://nalinguadoju.blogspot.com/    opinião       moda       dicas nldj       música       vídeos       comportamento      http://facebook.com/nalinguadojuoficial    http://instagram.com/julianocesarsilveira
,

Conheça a "Dismaland", o mais novo projeto do artista britânico Banksy


A Disneylândia continua a ser a terra dos sonhos e dos contos de fadas, mas em um antigo complexo de piscinas em Werston-Super-Mare, região litorânea da Inglaterra, uma exposição de arte nasce como um antiparque de diversões. A "Dismaland", do artista britânico Banksy é uma paródia da Disneyland e seus contos de fada. O nome é uma referência a palavra “dismal” do inglês, que significa “sombrio”, e o local em questão, conforme anunciado no site oficial da instalação, é “um festival de arte e diversões anárquicas”, ou simplesmente um cenário de futuro distópico criado pelo artista britânico conhecido pela visão negativa do capitalismo.

Talvez você já tenha ouvido falar do Banksy, artista de rua britânico cujas obras são consideradas manifestações políticas e ideológicas. Banksy criou o projeto em segredo com mais 58 artistas vindos de diversas partes do mundo como Irã, Israel,  Estados Unidos, entre outros países (menos o Brasil!). Nenhum dos artistas convidados tiveram contato com Banksy, que prefere ter sua identidade em segredo. E para ninguém desconfiar da movimentação dentro do que antes era um ponto turístico da cidade chamado Tropicana, ele fez os moradores acreditarem que aquilo tudo era a construção de um cenário para um filme de Hollywood chamado “Grey Fox”.

Mapa com atrações da exposição "Dismaland"

A propaganda da Dismaland diz: “Você está procurando uma alternativa para a banalidade revestida de açúcar sem alma para um dia fora com a família? Ou apenas um lugar mais barato? Então este é o lugar para você – um novo mundo caótico, onde você pode fugir do escapismo sem sentido. Em vez de uma barraca de hambúrguer, temos um museu. No lugar de uma loja de presentes, temos uma biblioteca. Bem, temos uma loja de presentes também…”.

Entre as atrações está a Cinderela e sua carruagem, que, ao invés vez de ir ao baile, sofreu um acidente e morreu - com direito a paparrazzi; A Pequena Sereia defeituosa em uma lagoa suja; um carrossel que na verdade é um açougue com carne de cavalo, um lago com uma canoa com crianças refugiadas e  seguranças e guias do parque infelizes e pouco prestativos; cogumelo atômico com uma escada de cordas; caminhões retorcidos ligados por suas composições no. Tudo de forma contrária que preza a Disneyland.

A abertura da exposição aconteceu dia 20/08 e os ingressos custam £ 3 (cerca de R$ 15)  – ingressos já estão disponíveis no site. O parque fica aberto até 27 de setembro e dentro da programação extra tem show do Massive Attack, Dj Yoda, Peanut Butter Wolf e Breakbeat Lou. O site oficial informa que os ingressos já estão esgotados para os próximos sete dias. Se você está no Reino Unido, não perca! E me conta depois!

Share: