https://nalinguadoju.blogspot.com/    opinião       moda       dicas nldj       música       vídeos       comportamento      http://facebook.com/nalinguadojuoficial    http://instagram.com/julianocesarsilveira

Cultura árabe leva aroma, sabor e entretenimento à Maria-Fumaça


Unir gastronomia, história e cultura a uma das maiores referências turísticas da região de Campinas, em meio à natureza e ao trecho mais charmoso da antiga linha férrea da Mogiana. Essa é a proposta do evento Café no Trem, que chega revitalizado à sua quarta edição este ano. Consolidado dentro da agenda do turismo regional, o passeio acontece no próximo dia 24 de setembro, domingo, a partir das 10h, com saída da Estação Anhumas, em Campinas, com destino a Jaguariúna, num percurso ida e volta de 48 quilômetros e duração de aproximadamente 5 horas. O credenciamento e recepção acontecem a partir das 9h.

O evento é, em essência, uma festa cultural árabe, com valorização de sua farta e deliciosa mesa, além do destaque ao café. O passeio, que tem vagas limitadas, inclui café da manhã na ida, dança árabe e apresentação da Orquestra de Violeiros do Jaguary na chegada a Jaguariúna e o almoço árabe no retorno a Campinas. Tudo complementado por contação de histórias, sorteios de prêmios, entrega de kits e animação da equipe organizadora.

Para o realizador do evento, o professor Ali El-Khatib, superintendente do Instituto Jerusalém do Brasil e coordenador do Campinas Café Festival, o passeio vem carregado de simbolismos culturais, pois valoriza a história cafeeira, amplia a visibilidade da icônica Maria-Fumaça e oferece ao público visitante um contato especial com o autêntico cardápio árabe. Tudo isso servido dentro do trem, no trajeto de ida e volta. “O evento revive a importância do ciclo cafeeiro paulista e acrescenta o tempero da história e da riquíssima culinária árabe”, observa El-Khatib.

No cardápio elaborado pela chef Sofia, a lista inclui pote de salada de frutas, sanduíche natural de pão árabe, limonada árabe aromatizada, café árabe, delícias como coalhada, charutinhos de folhas de uva, babaganush com azeite e hortelã e o disputado doce malabie, que leva geleia de damasco, morango e extrato de flores de laranjeira.

O Café no Trem é realizado em parceria com o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, com apoio da Ceasa Campinas, Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Sesi, Sescon, Decathlon, Polimaia, Revista Espresso, Café Canecão, Joe & Leo’s, Higa Atacado, Américo Cervejaria e Mercearia Gourmet, Landel, Açaí e prefeituras municipais de Campinas e Jaguariúna.

Os interessados em participar dessa experiência gastronômica-cultural devem entrar em contato pelo e-mail cafenotrem@gmail.com ou pelo celular (19) 9 9774-2015 por meio do WhatsApp. O bilhete para o programa completo (passeio + cardápio) é de R$ 170,00 por pessoa. Criança até cinco anos no colo não paga, mas tem acesso a toda a alimentação. Os bilhetes são limitados.

Mais informações: Ali El-Khatib (19) 9 9774-2015
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário