https://nalinguadoju.blogspot.com/    opinião       moda       dicas nldj       música       vídeos       comportamento      http://facebook.com/nalinguadojuoficial    http://instagram.com/julianocesarsilveira
, , ,

DOCUMENTÁRIO “DIVINAS DIVAS” É ATRAÇÃO DO CANAL BRASIL NESTA SEGUNDA (25)


O Canal Brasil transmite na próxima segunda (25) a produção “Divinas Divas”, de Leandra Leal, na faixa “É Tudo Verdade”, às 22h. A produção foi eleita como melhor documentário no Festival do Rio em 2016.

Leandra Leal cresceu nas coxias do Teatro Rival. A intérprete é neta de Américo Leal, produtor da casa, e filha de Ângela Leal, herdeira do espaço. Aos 17 anos, a atriz fazia pesquisa para viver nova personagem e descobriu uma história familiar ainda inédita. Seu avô foi pioneiro ao abrir o próprio palco há mais de cinco décadas para um show protagonizado por homens vestidos de mulher. Rogéria, Valéria, Jane Di Castro, Camille K, Fujika de Halliday, Eloína, Marquesa e Brigitte de Búzios marcaram época com um espetáculo transgressor, quebrando paradigmas e enfrentando o regime militar. Em sua estreia na direção, a atriz traz o reencontro das "Divinas Divas", em um filme repleto de histórias deliciosas sobre a carreira dessas icônicas artistas da contracultura.



A coprodução do canal resgata a história da primeira geração de artistas travestis e transexuais a fazer sucesso na cena cultural do Rio de Janeiro. Rogéria, Valéria, Jane Di Castro, Camille K, Fujika de Halliday, Eloína dos Leopardos, Marquesa e Brigitte de Búzios relembram como descobriram a vocação para o canto e para o teatro, e os figurinos dos primeiros espetáculos dos shows nos teatros Carlos Gomes e João Caetano, ambos na Praça Tiradentes, no centro do Rio.

Os depoimentos são intercalados com imagens de arquivo, vídeos, fotos, capas de revista e bastidores. Elas também falam sobre a suas sexualidades e identidade de gênero, a rejeição familiar e a censura no regime militar.

Há espaço para questionamento sobre o conservadorismo da época, infelizmente ainda intenso na sociedade atual. As transformistas falam sobre a aceitação da homossexualidade, a rejeição familiar – o depoimento de Brigitte de Búzios conta sobre uma internação psiquiátrica para cuidar do que a família chamava de doença – e a censura do regime militar. Casos curiosos sobre paixões da juventude e histórias de bastidores sobre as apresentações percorrem o documentário. Com grande talento para o canto e a dança, a direção mostra que há muito mais do que plumas e paetês por baixo do figurino extravagante. As Divinas Divas acompanharam as transformações políticas e sociais do Brasil ao longo dos anos. Para citar as próprias palavras de Rogéria no roteiro, elas são a prova de que estrelas não têm idade. 

"Divinas Divas" dia 25/09, às 22h e domingo, dia 01/10, às 18h no Canal Brasil.
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário